terça-feira, 27 de agosto de 2013

Missal adere a campanha em defesa do pagamento permanente dos Royalties


Maneco, Paulo Rocha, Ferrari, Zé Carlos e Nelson
Dando continuidade a campanha pelo pagamento permanente dos Royalties da Itaipu, o presidente da câmara municipal de Foz do Iguaçu Zé Carlos (PMN) juntamente com o vereador Paulo Rocha (PSB), estiveram ontem (26/08) no municio de Missal-Pr.

O objetivo dos vereadores iguaçuenses, foi alertar sobre a possibilidade de que o pagamento dos royalties, possam chegarem ao fim em 2013, motivo pelo qual os município lindeiros ao lago, estão se unindo organizadamente através da ACAMOP.

Esta bandeira foi levantada pelos vereadores iguaçuenses Zé Carlos e Paulo Rocha e está ganhando força devido ao apoio da Associação de Câmaras de Vereadores do Oeste do Paraná (ACAMOP) que tem como presidente Amauri Ludwig.

 

Missal


A formação de Missal deu-se a partir do desmembramento do município de Medianeira e a data oficial de criação do município foi em 30 de dezembro de 1981, por meio da Lei Estadual n° 7.566. No dia 1º de fevereiro de 1983 foram empossados o primeiro prefeito e os membros da Câmara de Vereadores mesma data em que se comemora o aniversário de emancipação político-administrativa, a economia da cidade é baseada na agricultura e no comércio local.

Missal tem 40,07 (Km²) de áreas alagadas pelo lago de Itaipu, recebeu aproximadamente US$ 56,3 milhões em compensações até fevereiro de 2013, um valor significativo que contribuiu muito para o desenvolvimento do município.

 

A participação dos vereadores na sessão


Vereadores Missalenses e Iguaçuenses juntos
A sessão da Câmara Municipal de Missal teve inicio as 19:00 hs, com os nove vereadores presentes, inclusive moradores e autoridades da cidade como o prefeito municipal Adilto Luis Ferrari e o vice prefeito Hilário Willers mais conhecido como Maneco.

O presidente da casa de leis, vereador Nelson Fernandes dos Santos (DEM) convidou os vereadores de Foz do Iguaçu para usar a tribuna. O primeiro a usar a tribuna foi o vereador iguaçuense Paulo Rocha, que numa breve explanação falou sobre as bandeiras levantadas pela ACAMOP e os impactos causados pela Itaipu aos colonos que moravam no local onde se encontra o lago.


“A Itaipu deve continuar pagando os Royalties em quanto houver áreas alagadas, e para garantir isto, precisamos nos unir e levar esta discussão até Brasília se for necessário”, disse Paulo Rocha após recitar seu poema “A realidade de Itaipu”.

Logo em seguida o líder do legislativo iguaçuense, José Carlos das Neves fez o uso da tribuna, “lembro a vocês nossa preocupação, pois vai ser revisto o tratado em 2.023 e 10 anos passam rápido, cabe ressaltar que querem fazer a mesma divisão dos Royalties do petróleo e dividir os Royalties da Itaipu com todos os municípios do Paraná, o que seria prejudicial aos municípios que tiveram suas áreas alagadas. Queremos fazer uma reunião com o Sameck, que
provavelmente será na Câmara de Foz e contamos com a presença de vocês”, explicou Zé.

Zé também compartilhou com os presentes o apoio recebido pela ACAMOP, quando foi achacado injustamente por representantes do Ministério Publico. “É muito importante a nossa união para que estes tipos de injustiças não aconteçam, convido vocês a fazer parte da ACAMOP para juntos lutarmos em defesa da valorização do legislativo municipal e principalmente as defesas das bandeiras levantadas pela entidade, que irão beneficiar todos os municípios do Oeste do Paraná”.

 O presidente do legislativo missalense, demonstrou preocupação e disse que Missal a partir de agora, esta junto na defesa da permanência do pagamento dos Royalties. “Foi uma imensa honra receber os vereadores iguaçuenses hoje aqui em nossa cidade e podem contar com agente no que for necessário, com certeza estaremos na reunião em Foz do Iguaçu” finalizou.

“Parabéns aos vereadores iguaçuenses, estamos juntos”, foi o que disse Adilto Luis Ferrari atual prefeito da cidade, após o término da sessão missalense em pouse as fotos.


Matéria e fotos
Jornalista Marcos Cardoso 

Paulo e Zé em meio aos missalenses

Zé Carlos, Nelson Fernandes e Paulo Rocha

Vereadores de Missal-Pr em sessão ordinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog