quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Moção de Aplauso para Biblioteca Municipal de Foz do Iguaçu



Hoje a sessão solene da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, realizou uma  moção de aplauso para a Biblioteca Municipal  Elfrida Engel Nunes Rios, que completa meio século de serviços prestados à comunidade, na sexta-feira dia 06.
A iniciativa da moção de aplauso para a Biblioteca partiu do Vereador Nilton Bobato, que teve o objetivo, segundo ele de divulgar mais o trabalho da instituição. “É uma maneira de a gente lembrar à população a biblioteca existe e que ela pode aproveitar seu conteúdo diariamente”, disse o autor da homenagem.
Segundo Bobato, todas as bibliotecas do mundo tem um papel importante de espaço cultural e de encontro, muito além da sala da aula e é preciso estimular esse acesso.
Durante a moção de aplauso, a funcionária Gorete Lordani falou em nome dos colegas e contou um pouco da história da instituição, como os locais onde já funcionou (no prédio da Prefeitura, FozTrans,  Câmara de Vereadores e ao lado da Escola Parigot de Souza), e também da escolha do nome “Elfrida Engel Nunes Rios”, hoteleira e pioneira da cidade, que foi eleito por voto popular.
Ela também chamou a frente todos os colegas, que fizeram uma homenagem a funcionária mais antiga atualmente, Dalva Cemin Pimentel. Dalva é assistente administrativa com 27 anos de trabalhos prestados à Biblioteca Pública. “É um privilégio estar em contato diário com o conhecimento”, disse Dalva. Os colegas já aposentados também foram lembrados com carinho durante a sessão.
A Bibliotecária Maria Helena da Silva usou a palavra, para definir a biblioteca pública de Foz do Iguaçu como “um espaço democrático e que tem um papel de disseminar a cultura e o conhecimento, diminuindo as diferenças sociais, entre os que têm acesso à informação e os que são desprovidos dela”.
O Presidente da Fundação Cultural, Alexandre Freire, que foi convidado a compor a mesa de honra nesta sessão, recebeu a placa das mãos do Vereador Nilton Bobato.
Ele disse estar muito honrado em representar a biblioteca num momento tão importante como este e, parabenizou todos os funcionários e reconheceu o trabalho e o esforço de cada um. “Este momento já faz parte das comemorações do centenário da cidade de Foz do Iguaçu”.
O Presidente anunciou ainda muitos investimentos para Biblioteca Pública da cidade durante este ano, entre os benefícios está a aprovação do plano de carreira dos funcionários. “É uma reivindicação antiga. Já estamos estudando desde o início do ano, e acredito que até dezembro conseguiremos finalizar o plano de carreira destes servidores”, disse.
 
Novidades
A Diretora Cultural Arinha Rocha, que coordenadora a Biblioteca Municipal de Foz, confirmou todas melhorias anunciadas pelo Presidente, que serão implantadas ainda este ano no local.
Entre elas, a pintura na fachada do prédio tombado; a ampliação de salas de atendimento; 10 novas estantes; assinaturas de revistas semanais como Veja e Isto É; ampliação do acervo com numeração atualizada, colocação de chips eletrônicos nos livros para evitar roubos; investimentos na informatização com aquisição de novos equipamentos eletrônicos e a troca de aparelhos de ares condicionados.
 
Serviços
A Biblioteca Municipal Elfrida Engel Nunes Rios está localizada hoje, na Rua Benjamin de Constant, 62, juntamente com a Fundação Cultural. O funcionamento para pesquisa, leitura e empréstimo é das 8h às 18h sem intervalos.
Hoje, conta com um acervo de 49 mil livros para pesquisas, 15 funcionários no atendimento, 01 bibliotecária e uma média de 1.300 livros locados por mês. O público de pesquisa, em sua maioria, é aluno de escola pública.
“A Biblioteca não é mais um lugar de castigo, como nos velhos tempos de escola. Hoje é um lugar prazeroso de leitura e ampliação do conhecimento”, finalizou Alexandre Freire, Presidente da Fundação Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário