terça-feira, 5 de março de 2013

Lixo reciclável por Alimento


Envolvido pelo sucesso do programa social, selecionado no 3° Fórum Campos Gerais de Responsabilidade Social, o vereador Zé Carlos convida para uma Reunião aberta ao Público, a ser realizada no dia 8 de fevereiro (sexta-feira), às 9 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu a fim de apresentar o Projeto para a comunidade iguaçuense.

A proposta visa atender a política pública de responsabilidade social. O processo pretende envolver os poderes públicos, a comunidade em geral, entidades de classe, e, principalmente, os agentes ambientais (catadores) e os pequenos agricultores (agricultura familiar) de Foz do Iguaçu.

O processo ‘RecriaVerde’ envolve a coleta, com a troca de frutas e verduras, até chegar às associações de catadores de materiais recicláveis de Foz do Iguaçu, que dá a destinação correta desses ‘descartáveis’. Assim, dois quilos de material reciclável são trocados por um quilo de alimento (verduras, legumes e frutas)

Sem lixo nas ruas e gerando renda

“O benefício desse programa é amplo, porque impulsiona renda ao agricultor familiar e aos agentes ambientais (catadores). Além de eliminar o lixo nas ruas, pois intensifica a consciência ambiental na coletividade, incentiva a coleta seletiva. Também dignifica a classe de catadores, pois os materiais recicláveis têm destino correto. A centralização da entrega deve tirar os carrinhos de tração animal das ruas centrais, além de auxiliar na alimentação dos filhos desses trabalhadores e inibir o trabalho infantil”, observa Zé Carlos.

O programa, implantado em um município paranaense, em menos de 2 anos, já retirou 5 milhões de quilos de materiais recicláveis, que seguiam para o aterro sanitário ou eram depositados em terrenos baldios, arroios e fundos de vale, poluindo a cidade. “Isso vai contribuiu para melhorar as condições de limpeza da cidade, diminuindo o gasto público (limpeza e transporte do lixo), além de atender a ação de sustentabilidade. A proposta se baseia em três eixos: saúde, meio ambiente e inserção social. Com ele podemos sonhar com uma cidade limpa, sem alagamentos, na maioria das vezes provocados por entulhos (recicláveis) que entopem bueiros e bocas de lobos em dias de chuva”, destaca o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário